Português Inglês

A cama de aviários, como é denominada, é na realidade a forração do chão ou piso do galpão de alojamento das aves. Sua principal finalidade é promover a proteção dos pés, manter o conforto térmico e servir como absorvente dos dejetos.

Os insumos mais utilizados para as camas de aviários são a maravalha (cepilho de madeira) e a casca de arroz. Ao longo do período de alojamento das aves, a cama sofre adição de dejetos, restos de ração, penas e insetos.

Com esta composição, a cama torna-se um ambiente rico em nutrientes, os quais, aliados a um pH ótimo (de 7 a 8,5), umidade e temperatura, favorecem o aparecimento de inúmeros problemas.

Problemas Fatores Causadores
Contaminação Bacteriana
Pododermatites
Calos de Pé
Emissão de Amônia (NH3)
Infestação por Insetos (cascudinho)
pH, umidade, temperatura e nutrientes
Umidade, bactérias e compactação
Tipo de forração, umidade e compactação
pH, umidade e bactérias
Tipo de piso, nutrientes e umidade

A qualidade da cama de aviário afeta os resultados ao longo de toda a cadeia produtiva (avicultor-plataforma-abatedouro-frigorífico). Portanto, um controle rigoroso de sua qualidade e um manejo adequado são fatores determinantes para um bom desempenho das aves e, conseqüentemente, a produtividade e o sucesso da avicultura.

Rodovia Luiz Rosso, 1411 - C.P. 3107 - Bairro Quarta Linha - Criciúma - SC - Cep 88.803-470 Empresa licenciada sob nº 004/03 no MAPA / SEFAG / SFA / SC Fone:+55(48)3478.0000 / Fax:+55(48)3478.1302
2009 - © todos os direitos reservados - Desenvolvimento SimonJPA Soluções em Internet